terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Ar

O canto das aves do alvorecer me entristecia. Estava tranqüilo com a leveza daquilo que me fazia ver. Não passavam carros, não havia trânsito, eu me movia devagar para poder melhor escutar o que eu não podia olhar, e assim me envolver com as pessoas que ali pareciam permanecer. A cada deslocar era uma nova voz, um cantar. Era essa a satisfação que eu tinha, sem poder enxergar, as vozes eram o bastante, pois naquele instante me soou bem um gargalhar. Aproximei-me do lugar, me surpreendi, com dois rapazes e uma garota que estavam ali. Contei um pouco da minha história, falei sobre a demora de caminhar sem pressa pela praça dispersa. Disse a eles a respeito do meu namoro com a lua, e se tinha algo que eu realmente queria ver nessa minha vida era ela desnuda preenchendo o resto da minha face desfalecida. Falei, falei e falei. Pois afinal era esse o contato que eu podia ter com aqueles ingratos, ingratos pela falta de compaixão com a minha excitação de estar compartilhando com eles tudo que eu tinha de melhor: a minha eloquência.

Fiquei um pouco pasmo, porém não demonstrei, era fácil não demonstrar. Mas claro! Naquele momento tive uma pequena introspecção: como um cego de nascença iria revelar a expressão da sua vivencia? Era uma evidencia que aqueles tolos, na certa, não faziam pormenor idéia sobre o que se tratava realmente aquela minha prosopopéia. Era um espanto tal situação, todos três enxergavam muito bem o mundo a sua volta, mas aquilo não era nem um pouco prazeroso quanto o esboço que era minuciosamente projetado na minha imaginação. Pensei. Não precisamos mais do que comida para comermos e música para ouvirmos indistintamente, o resto é pleonasmo. E foi ai que percebi que eu era um cara sortudo por ser um cego astuto. Prolonguei um pouco mais o final da conversa para ver se eles notavam alguma diferença na estética. Eram tão insensíveis que mesmo tendo o sentido da visão não conseguiam notar a diferença entre um ator aposentado e um cego mal-acabado. Deixei de lado aquele trio prejudicado e fui me entreter com a brisa da noite do alvorecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário