quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Negrume Hodierno

“O cão não vê utilidade em carros elegantes, nem em casarões, nem em roupas de grife. Um graveto serve para ele. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, talentoso ou sem graça, inteligente ou burro. Dê a ele o seu coração e terá o dele.”

John Grogan


São vários narcisos em um espaço só. Pessoas que com a dor e a exaustão buscam satisfazer o seu prazer. Um hedonismo contraditório, um gozo imediato e em longo prazo. E eu aqui em meu posto, no momento de observador, ou melhor, apreciador de todo esse espetáculo da evolução humana alheia. Fico esperando algum momento, um alvo para me satisfazer. Meu globo ocular funciona como mira, uma mira elaborada como as das metralhadoras israelitas mais sofisticadas. E é o esperar deste momento que me deixa vivo no meu tédio sonolento que me foi adequadamente reservado. Um movimento estático-móvel de corpos sem órbita, corpos que gritam o discurso: Preciso me encontrar. Como já dizia Candeia ao seu amigo Cartola em sua angústia antepassada.

A busca da concretização é extremamente onírica em um mundo fragmentado que dilacera seres humanos com tanta eficácia como uma guilhotina. As pessoas não se conhecem, não conhecem seus objetivos, estamos todos perdidos. A única sorte – que é cega – é que o poder das deserções chegou a uma escala tão elevada que já não somos mais capazes de sentir a angústia que Candeia sentia em seus anos rebeldes. Está ai o motivo da citação de John Grogan iniciar o texto. Os animais estão anos luz na nossa frente quando o assunto é valores e sinceridade. Para se ter um pouco de noção deste caminho apocalíptico que a humanidade está seguindo o ideal seria ter um encontro com Milton Santos, que se não fosse o documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler seria impossível realizar esse importante encontro, pois Santos morreu buscando um outro caminho que fosse contra essa perversidade humana.

Bom mesmo seria reciclar o romantismo revolucionário do Sol nas bancas de revista. A busca de um propósito que era comum a todos da juventude explosiva daquela época que se podia sessentar. Mas não vou dizer que tudo está acabado, pois afinal temos nosso majestoso Funk, a atual MPB que nos representa. E uma mocidade que luta pelo que quer: mulheres, roupas, carrões, jóias. Tudo que nos faça sentir poderosos, um poder que acaba com o lançamento do próximo Iphone.

Um brinde a falta de comprometimento que o capitalismo bestial, porém necessário, nos obriga a ter. Ele ocupa nossa mente com estratégias de ganho e aplicação de capital e ofusca nossos valores que passam a ser outros, que comportam o canibalismo: o beneficio desonesto de uns sobre outros.

Um comentário: